UNEGRO - União de Negras e Negros Pela Igualdade. Esta organizada em de 26 estados brasileiros, e tornou-se uma referência internacional e tem cerca de mais de 12 mil filiados em todo o país. A UNEGRO DO BRASIL fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, por um grupo de militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, a luta de classes e combater as desigualdades. Hoje, aos 33 anos de caminhada continua jovem atuante e combatente... Aqui as ações da UNEGRO RJ

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cuba: Preparativos para el Festival del Caribe, em Santiago de Cuba de 3 a 9 de julho...


XXXIV Edição do Festival do Caribe o Festa do Fogo o maior encontrou das culturas pertencentes a diáspora africana no Caribe . Como e já tradicional cada ano em minha condição de etnólogo e promotor cultural da Casa do Caribe no Brasil, venho organizando junto a outras entidades parceiras e com a participação de Havanatur&Trevel a delegação que pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador de Bahia e Maranhão estará viajando a esse importante encontrou da herança africana em nosso continente.


Festival do Caribe.
Um dos festivais mais importantes de Cuba acontece anualmente em Santiago. A popular “Fiesta Del Fuego” é um evento artístico internacional que ocorrerá entre 3 e 9 de julho de 2014.

Havana, (Prensa Latina) O 34 Festival do Caribe, também conhecido como a Festa de Fogo, regressará ao oriente cubano em julho próximo, neste ano com Suriname como país convidado de honra.

"Este evento, tem a finalidade de ampliar a delegação que represente sua riqueza e diversidade cultural. e intercambio entre Brasil e Cuba visto a importância deste Festival para, também, consolidar os laços com Cuba".

Música, dança, literatura, culinária, teatro e artes visuais do Suriname chegarão à oriental cidade de Santiago de Cuba, sede da maior festividade dedicada à influência caribenha neste país.

Importante:
A Casa do Caribe, que é a organizadora do encontro - acrescenta que esta edição também contará com sessões teóricas, oficinas, desfiles populares, premiações e homenagens.
Entre os tributos, destaca um dedicado ao poeta surinamês Robin Drobú, de quem será desvelado um busto, e se calcula que assistirão mil convidados estrangeiros.
Além disso, os organizadores adiantaram que a Festa de Fogo do próximo ano será dedicada ao aniversário de meio século de Santiago de Cuba, este ano é Bahamas será o país convidado de honra.
Havana, (Prensa Latina) O 34 Festival do Caribe, também conhecido como a Festa de Fogo, regressará ao oriente cubano em julho próximo, neste ano com Suriname como país convidado de honra.

O compromisso do evento, e ter também uma ampla delegação que represente de vários países da americana latina, como o Brasil com sua riqueza e diversidade cultural a importância deste Festival e também, consolidar os laços entre Cuba e Brasil .

- Música, dança, literatura, culinária, teatro e artes visuais do Suriname chegarão à oriental cidade de Santiago de Cuba, sede da maior festividade dedicada à influência caribenha.
Além disso, os organizadores adiantaram que a Festa de Fogo do próximo ano será dedicada ao aniversário de meio século de Santiago de Cuba, e Bahamas será o país convidado de honra.

Se liga:
"Com caráter cultural, oferece debate sobre questões raciais,sobre literatura, arte, cultura,religião afro-brasileira,folclore e cinema, com representantes do Brasil. As manifestações tomam as ruas da cidade fazendo uso do fogo como artista principal para celebrar a união das raças e culturas do caribe em uma enorme festa que se funde com  duas semanas de cultura, folclórico e história".


* Paralelamente, a festa atraí milhares de pessoas de todo o caribe e América central que dividem a arte com multicultural e incendiária.

Um afro abraço.

Fonte: UNEGRORJ/www.iranews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favelas as grandes vítimas do coronavírus no Brasil

O Coronavírus persiste e dados científicos se tornam disponíveis para a população, temos observado que a pandemia evidencia como as desigual...